Atividades

Seminário O Negócio do Livro

O Clube dos Editores do Rio Grande do Sul realiza há oito anos o Seminário “O Negócio do Livro”. Nas últimas seis edições, o nosso Seminário anual obteve parceria do Goethe Institut Porto Alegre. Este evento é fundamental para a atualização e a qualificação dos profissionais envolvidos com o livro, a leitura e literatura em nosso Estado. Em 2017, o Seminário acontecerá no dia 4 de agosto. A definição dos temas para o seminário – entre tantos cases de mercado, tendências e assuntos em pauta que interessam à cadeia produtiva do livro – é feita ao longo dos encontros dos associados realizados durante o ano.

Festa da Leitura

Em 2012, o Clube dos Editores realizou a 1ª Festa da Leitura, no Mercado Público de Porto Alegre.

Em 2015, a 2ª edição do evento aconteceu na Usina do Gasômetro. O registro da 2ª Festa da Leitura pode ser visto aqui neste link: https://www.facebook.com/festadaleitura/?fref=nf

Essa Festa, inserida na programação da Semana Estadual do Livro, no mês de abril, mostra a capacidade de interação do Clube com a comunidade, dando a devida visibilidade à categoria dos editores e ainda estimulando novas inscrições de profissionais.

Assembleias ordinárias

Todos os meses, os editores se encontram para deliberar sobre assuntos importantes. É uma oportunidade de atualização e definição de ações em defesa da categoria, em bloco. Em algumas dessas reuniões (reunião-almoço intercalada com reunião no fim de tarde), os associados recebem convidados para falar sobre algum tema sugerido nas assembleias anteriores.

Estande coletivo em feiras do interior do RS

Participamos de algumas feiras de livro no estado do Rio Grande do Sul, através de um Estande Coletivo, administrado por algum livreiro. Já participamos em Canoas, Caxias do Sul, Guaíba e Torres. Geralmente, as Secretarias de Cultura e Educação dos municípios dão o apoio oferecendo o espaço físico e, em contrapartida, os associados oferecem eventos. Esta participação vem sendo ampliada na medida em que os municípios percebem a qualidade e a bibliodiversidade presente no conjunto das editoras.

Outras Ações

Catálogo coletivo e ações de marketing
Tendo em vista a liberação de verbas para a compra de livros pelo Estado para suas bibliotecas escolares, o Clube organizou um catálogo coletivo e uma ação de telemarketing para todas as bibliotecas estaduais, contatando mais de 200 unidades, oferecendo seus produtos e estimulando o contato com as editoras gaúchas.

Estande em Frankfurt
Através do apoio da Secretaria de Desenvolvimento do Estado e da Secretaria da Cultura, organizou-se um estande para as editoras gaúchas em Frankfurt em 2014. Juntamente com o IEL e a Associação Gaúcha de Escritores, o Clube dos Editores levou cinco editoras para a Alemanha.

Elaboração e aplicação da pesquisa Mapa da Leitura junto a 489 municípios.
Pode ser visto na edição da Revista do Clube, (clique aqui e visualize)

Participação dos planos estadual e municipal para o Livro, Leitura e Literatura (PELLL e PMLLL).

Participação das discussões propostas sobre as leis que envolvem o livro, pela Câmara de Vereadores.